BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 21 de julho de 2009

elevador :(

O elevador é aquela caixa que a gente usa para subir e descer. Dentro dele podem acontecer coisas muito apavorantes. Como, por exemplo, você dar de cara com o espírito do Ulisses Guimarães ou da Araci de Almeida. Ele pode cair, se soltar, e tcha-ca-bum no chão. Também pode parar entre dois andares e você ter que ficar sufocada com seus pensamentos claustrofóbicos. Mas isso tudo eu tiraria de letra porque eu tenho medo de elevador e não da morte.

É no elevador que você passa aqueles segundos infinitos ao lado de pessoas que você nunca viu na vida. No caso dos elevadores de prédios comerciais. E todos os pensamentos daquelas pessoas se juntam num espaço de um metro e meio quadrados. Gente doente pensando em doença. Homem tarado olhando para as nádegas da estudante que está pensando no vestibular. Moça invejosa olhando para o casaco da outra e velho segurando firme na carteira com medo que surrupiem a aposentadoria.

Eu tenho medo de elevador. Quando todos se vão e você fica sozinha com o individuo mais mal encarado que sobrou daquela pequena multidão. Mas essas são situações contornáveis. O medo que tenho do elevador é porque dentro do elevador a gente percebe o quanto estamos e somos sozinhos.

Quando entra aquele desconhecido e abaixa a vista. Fica aquele grilo cantando, aquele mal estar, aquela falta de vontade de dizer alguma coisa. O elevador deixa claro o quanto tentamos contornar a realidade de sermos seres solitários. Deveríamos falar? Ficar quieto seria o melhor a se fazer? Arriscar um bom dia? E se aquele ser que se perderá de nossas vistas em poucos segundos estiver precisando de alguma ajuda? E se não estiver e simplesmente não se importar nem um pouco com tudo isso que está sendo discutido aqui?

No elevador estamos cara a cara com a realidade do comportamento humano. E dura tão pouco tempo que acaba virando apenas uma experiência de ansiedade aguda.

Resolver um jeito de tirar de letra os elevadores é ter sempre o mesmo comportamento quando se entra no elevador. Olhar para baixo, puxar um assunto, fingir que procura algo na bolsa... Mas ter sempre o mesmo comportamento não é tão assustador quanto são os elevadores?

Eu tenho medo de elevadores.

-------
eu achei no blog, imaginalismo
e eu morro de medo, e odeio elevador!

bjo :*

0 comentários: